Para sentir solidão você não precisa estar sozinho. Tem gente que está só mas com um diálogo interno tão bom que não sofre, até se diverte sendo boa companhia para si mesmo, pois encontrou sua força pessoal. Mas tem gente que está no meio da multidão com uma sensação de “ausência”, de perda de alguma coisa importante. Solidão, física ou emocional, é um sentimento angustiante.
A solidão te faz perguntar que sentido a vida tem? Pra que estar aqui nesse mundo? Fazendo o que?
São perguntas que ficam sem respostas, mas só enquanto você não desenvolver sua capacidade de gerar companhia, nem que seja sua própria companhia.
A angústia da solidão é um alerta, é um sinal de que você precisa amadurecer, se conhecer melhor e aprender caminhos de superação. Solidão tem tudo a ver com sensação de abandono.
Se você estiver sozinho por opção sincera, está tudo bem - não há sofrimento. Mas mentir para você mesmo e dizer que está sozinho porque quer, quando na realidade você está sozinho porque não teve outro jeito - está colocando o lixo debaixo do tapete, não está assumindo que tem um problema.
Amizade sincera, leve, amizade que não gera obrigação. Amigos não são necessariamente pessoas de sua família, pois eles nem sempre te confortam quando você se sente solitário. Família tende a ser um pouco mais cobradora. Amigo é aquela pessoa que você se sente à vontade para ligar a qualquer hora e perceber que pode se abrir
Um namorado pode ou não ser seu amigo. O ideal é quando ele é seu amigo. Marido pode não ser amigo, mas é muito melhor quando ele é seu amigo. Amigo te chama de linda até quando você está descabelada, você sabe que não é verdade, mas mesmo assim adora ouvir. Marido, filho, é uma coisa, mas amigo é como um amor, mas sem ciúmes, sem mágoas guardadas, com amigo você briga agora e daqui a pouco já está conversando normalmente.
Solidão provoca depressão, mas também a depressão provoca solidão. Independente de quem tenha "nascido" primeiro, as duas andam de mãos dadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário